top of page
TW_01_20170206_MICROSOFT_POST_INTERNET-M

Precauções que devemos ter

1. Conheça os recursos que utiliza
 
É impossível saber usar alguma ferramenta sem ter informações sobre o seu funcionamento, não é mesmo? Por isso, o primeiro princípio para exercer a cidadania digital é conhecer os recursos. Se você usa aplicativos ou sites bancários, redes sociais, e-mails, dispositivos online de mensagens instantâneas ou qualquer outra página da internet, é fundamental entender o que cada um é e como funciona.
 
 
2. Seja cauteloso com os seus dados
 
O uso da internet deixa rastros que podem ser facilmente identificados e seguidos por pessoas que entendem do assunto. Dessa forma, é muito importante que você proteja os seus dados, de modo a evitar o roubo de informações pessoais. Isso pode ser feito por meio da criação de senhas seguras — com trocas periódicas —, instalação de um bom software antivírus e uso dos próprios equipamentos eletrônicos para acessar a internet.
 
 
3. Respeite o espaço do outro
 
A popularização das redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e mesmo WhatsApp, tem modificado a forma como as pessoas interagem, muitas vezes, tornando públicas as trocas de informações. Por essa razão, você deve ter cautela na hora de abordar ou se referir ao outro, evitando situações desconfortáveis, como discussões e exposições. É bom lembrar que a comunicação online é um terreno fértil para mal-entendidos.
 
 
4. Tome cuidado com as informações recebidas
 
Uma característica básica do ambiente digital é a possibilidade de os seus usuários repassarem informações de forma rápida e com destino a muitas pessoas. Isso é bom e ruim. O lado positivo é a facilidade de propagação de informações úteis. Mas muitas informações que chegam, principalmente por meio de links, podem conter vírus que danificam o dispositivo e se espalha para seus contatos.
 
 
5. Compartilhe somente o que tem certeza
 
Estamos na era das fake news, ou seja, as notícias falsas. E não há forma mais eficiente de divulgá-las do que através de ambientes digitais. Por isso, você deve ter capacidade de identificar a veracidade do que está recebendo, o que pode ser feito checando a fonte ou mesmo analisando a viabilidade do que está sendo informado, para só então divulgar a informação aos seus contatos.
 
 
6. Reflita sobre as suas ações na rede
 
É importante que a atuação do usuário no universo digital seja benéfica para ele e para os outros e esteja de acordo com princípios éticos e preceitos legais. Desse modo, vale a pena refletir sobre a sua conduta na rede. São relevantes reflexões como: Estou passando muito tempo conectado? Navego em sites seguros e com informações confiáveis? Estou me expondo demais nas redes sociais?, entre outras.
 
 
7. Alerte seus colegas, amigos e familiares
 
Um de nossos deveres éticos como cidadãos é estimular as outras pessoas a fazerem o que é correto. Por essa razão, quando notar uma conduta inadequada ou ilegal, um risco à vista e até mesmo o excesso de utilização das tecnologias digitais, é muito importante que você alerte os seus colegas, amigos e familiares, explicando os motivos da orientação e lembrando a eles que está interessado no bem-estar de todos.
Estimativas para o futuro
bottom of page